sábado, 23 de outubro de 2010

Harmonia na Música

A Música no AT e NT

A música é uma forma de oração que eleva nosso coração até Deus, nos deixando mais leves e muito mais perto do Senhor.

Muitas são as passagens bíblicas que nos mostra essa realidade, como no Antigo Testamento vários personagens biblicos, louvavam ao Senhor dos Exércitos, sempre depois de uma batalha vitoriosa ou mesmo como uma forma de adoração ao Altíssimo, com revência e toda gratidão, amor e súplicas.

"Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro." Êxodo 15:1

"Porque já nos dias de Davi e Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e dos cânticos de louvores e de ação de graças a Deus." Neemias 12:46

"Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa." Salmos 149:3


No Novo Testamento, também encontramos algumas referência bíblicas que nos faz reconhecer Deus como o maior autor e criador da música e sua harmonia.


"Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Hebreus 13:15

"Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." Filipenses 1:11

"Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém." Apocalipse 7:12


Ora se o Nosso Senhor nos deu um canal direto para a Sua adoração e louvor, vamos procurar entender essa relação Criador e criatura, mas não para nos glorificarmos, pois essa Glória deve ser somente a Ele e para Ele, o Senhor Deus, Reis dos Reis, Senhor dos Éxércitos, Deus Altíssimo!

Associemos a linguagem musical para melhor entendimento:

A Música consiste em uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).





Som – é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica
Melodia – são os sons tocados em sequência, um após outro

Harmonia – são os sons tocados ao mesmo tempo (são os acordes)
Ritmo – pulsação da música dentro de um tempo
Logo o som do nosso coração tem ritmos e deve pulsar de acordo com a melodia do Senhor. Dessa forma devemos sempre está em perfeita harmonia em tudo em nossa vida, dentro do Tempo de Deus.
 
O Senhor trata a ansieade  dessa forma, pois quando estamos ansiosos, perdemos completamente a harmonia com o Senhor e nos tornamos descompassados, com uma vida cheia de ritmos fora de melodia, virando um tremendo barulho em vez de música, ao longo de muito tempo.
 
A cada passo que você der, a cada ato que você for fazer, para que haja maior finalização, a vitória tem que ser para Deus, pois tudo fazemos em harmonia com Ele e para Ele. Se quizermos ir além de onde estamos, sem Sua permissão, até iremos mas sofreremos consequências e depois de muita trbulação, entenderemos  que andar com o Senhor,  nos caminhos que Ele nos coloca é bem mais frutífero do que um amargo passeio em vão e solitário. Aguardar sempre no Senhor é a melhor solução., Ele sabe o melhor Tempo para nós, nem um segundo a mais nem a menos, no tempo certo Ele se manifesta e a vitória chega.
 
Devemos ter em mente que a verdadeira felicidade não está em nós querermos andar de acordo com os nossos desejos, devemos sim andar de acordo com os verdadeiros princípios e obedecendo a Deus.
 
O Senhor tem sempre uma nova música aos nossos ouvidos, Ele sempre está entoando um cântico novo ao nosso coração, devemos deixar-nos ouvir mais e nos deleitar perante a sabedoria divina, para que tão logo Jesus volte, e aí sim, entoaremos um lindo cântico de adoração e louvor a Deus em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Assim é o Deus da Eternidade, onde a Ele está toda honra e toda Glória pra Todo Senpre,
Amém.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Louvor na Bíblia

A música é uma forma de adoração. A Bíblia diz em Êxodo 15:1 “Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.”
Uma das formas de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” Salmos 81:1-2 “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério.”
A música é uma formar de decorar as Escrituras. A Bíblia diz em Colossenses 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”
Quem deve louvar a Deus e como? A Bíblia diz em Salmos 150:1-6 “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!”
O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”
Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em Salmos 103:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.”
Louve a Deus pelo seu perdão e por responder às nossas orações. A Bíblia diz em Salmos 65:1-3 “A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto. Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne. Prevalecem as iniqüidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás.”
Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós . A Bíblia diz em Salmos 148 “Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que excuta a sua palavra; montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor!”
Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmos 21:13 “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”
Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”
Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmos 34:1-3 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”
Devemos louvar a Deus diariamente. A Bíblia diz em Salmos 61:8 “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”
Louve a Deus por transformar o desgosto em felicidade. A Bíblia diz em Salmos 30:11-12 “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.”
Louve a Deus pela Sua bondade. A Bíblia diz em Salmos 107:8-9 “Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.”

fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adoracao/louvor_biblia.htm