Tudo é Determinado por Deus!

Tudo é determinado por Deus: nossos atos, nossa vida, quando nascemos e quando morremos... Tudo está escrito no nosso livro da vida, nossas conquistas, vitórias e fracassos. Todas as letras ligadas, juntinhas na construção de nossa história. Somos o protagonista, mas o autor é Deus.

É Ele quem determina o tempo e o espaço para que as coisas realmente aconteçam, mas somos nós quem coloca a intensidade em cada uma delas.

Qual a importância que você deixa na vida de uma pessoa? Qual o valor determinante que faz você ser uma pessoa diferente?  Nossa importância está no reflexo que deixamos nas outras pessoas.

No filme O Curioso Caso de Benjamim Button, nós podemos aprender algumas lições:

1. Todo  Detalhe é Importante
Nada é mais precioso que um bom detalhe. Em tudo na vida devemos saber que nada acontece por acaso e que sempre existe um pequeno detalhe que seja, para fazer toda a diferença. Imagina quando você precissa sair e tudo que você combina com alguem não dá certo, você não entende, mas tudo está no centro de comando,  interligados aos fatos e acontecimentos. Não entendeu? Vamos pensar um pouco: Se por apenas um instante, 5 minutos no mínimo, eu parar de escrever um pensamento qualquer, irão acontecer coisas que afetaram diretamente o meu modo de pensar e agir, logo escreverei algo que até então a 5 minutos atrás não estavam em minha mente. Por exemplo, uma pessoa que se levanta, alguém que liga pra você, uma caneta que cai e tem que apanhar, são coisas do cotidiano que acabam sendo ligadas num contexto bem maior para um resultado final. Detalhe não é meramente um detalhe, é um fato que altera toda a história.


2. O Tempo é Precioso
Cazuza já dizia: "O tempo não pára..." Mas fisicamente será que não pára mesmo??? Bom, a ciência, não relata nada sobre isso, mas o criador dos céus e da terra, bom em cima do relato biblico sim, podemos dizer que o tempo "parou" quase um dia.

"O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.Josué 10:13


Mas o tempo é um elemento fundamental nas mãos de Deus, ele é tão importante que dependemos dele para realizar nossos sonhos, desenvolver projetos, acordar, dormir, viver...

Na bíblia encontramos um capitulo inteiro sobre o tempo, escrito por Salomão no livro de Eclesiastes,  onde descobrimos que o tempo está ligado diretamente ao propósito de Deus em nossa vida e nos fatos que ocorrem a nossa volta.

"Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam." Eclesiastes 3

O que é importante na verdade é a minha ligação com Deus e o que Ele pode me proporcionar dentro do Seu tempo e de acordo com a  Sua vontade.


3. As pessoas fazem parte da nossa vida
Voê conhece a cena clássica do filme de Charles Chaplin, Luzes da Cidade? Onde o vagabundo (Charles Chaplin) entrega uma flor para a cega florista. Nesse filme, os personagens são interligados de tal maneira que os acontecimentos dentro de cada história, determina o final do filme. As pessoas são reflexos umas das outras de acordo com cada situação que elas passam. De acordo com a bíblia, em Romanos, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, assim é o enredo do filme, onde cada personagem interage com o protagonista (vagabundo), através de várias situações, onde o resultado final é a realização de um sonho da florista cega, de voltar a enchergar. Com certeza, a diferença que essa pessoa fez na vida de cada um dos personagens, foi deveras importante.

Como estou refletindo na vida de uma pessoa? Você já parou para se perguntar, o porquê alguém é tão especial, mais que outro?


Essa é a diferença quando descobrimos que as pessoas ligadas a você e vice e versa, influenciam muito nossas ações e pensamentos, nós buscamos também ser esse agente de transformação.

Mateus 16:15-16
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "

Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".




4. Eu sou importante
O grau de importância que você coloca em você mesmo, é o diferencial para uma mudança total e verdaderia em sua vida. Você pode ser quem for, mas a verdade está em quem você se tornou! pense quantas veze você precisou se sentir confiante para reallizar um sonho, para ter coragem e conseguir uma boa entrevista de emprego? Sua auto-estima determina também como quer viver. Em comparação a uma árvore, que frutos você quer dá? frutos bons ou estragados? a resposta está na sua raiz e na terra em que você está sendo plantada, se tem proteinas e minerais suficientes para uma alimentação saudável, se está sendo irrigada constantemente e podada sempre que amarelar as folhas. Assim, seu crescimento será tranquilo e os frutos serão saborosíssimos.

Se você ainda não entendeu, vamos lá: sua raiz deve ser fortificada em Cristo, a terra deve ser santa, sua santidade deverá está bem alimentada com a palavra de Deus, fortificada a cada dia no rio de águas vivas que é Jesus, e transformada sempre que necessário for através do crescimento em Deus, que nosso Agricultor.

"Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas." Lucas 6:44

5. Saber viver é o segredo da vida

Esse é um dos mairoes ensinamentos que podemos tirar o filme "O Curioso caso de Benjamim Button", pois retrata a ligação fiel entre todos os demais ensinamentos.

Cada DETALHE é importante para que no TEMPO certo, cada PESSOA, cada acontecimento, sejam importantes e transformadores na MINHA vida, e que tudo isso esteja no centro do propósito de DEUS.

Esse é o verdadeiro aprendizado deste filme, para nossa vida:
ESTAR NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS
Nunca é tarde para comerçarmos ou recomeçarmos...
Nem sempre o que é novo é novidade e o que é velho é passado...



“Algumas pessoas nascem para se sentarem à beira do rio. Algumas são atingidas por raios. Algumas têm ouvido para a música. Algumas são artistas. Algumas nadam. Algumas vivem de botões. Algumas conhecem Shakespeare. Algumas… são mães. E algumas pessoas dançam.” Trecho Extraído do Filme 


"Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Ec 3:1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Uma Mosca no Meu Perfume