A Pérola do Meu Caráter

"O homem sem caráter maquina o mal, suas palavras são um fogo devorador. "  Provérbios 16:27

A pérola é um material orgânico duro e esférico produzido por alguns molusco, chamado de ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como um grão de areia.

Como uma pérola pode ser comparada ao meu caráter e o que podemos aprender nessa comparação.

1- Produção de uma Pérola
O processo natural de formação da pérola tem início quando uma substância estranha, um grão de areia, por exemplo – se deposita no interior do bivalve, causando-lhe uma irritação, que desencadeia uma reação para tentar isolar o “invasor”, que inclui a produção de uma secreção que recobre o corpo estranho.
Esta secreção é constituída por nácar, composto quase exclusivamente por carbonato de cálcio sob a forma de cristais de aragonite e por uma substância proteica denominada conchina. Os cristais de aragonite dispõem-se em camadas finas e concêntricas sobrepostas com a conchina e é esta estrutura que produz o brilho especial das pérolas dito de nacarado.



2- Formação do Caráter

Caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.

3- Estudo
 
Eu começo esse estudo com a seguinte pergunta: O QUE VOCÊ FAZ QUANDO UMA PESSOA TE TRATA MAL?  ou COMO VOCÊ REAGE AS DIVERSAS SITUAÇÕES DO MEIO EM QUE VOCÊ VIVE? VOCÊ REAGE DE MANEIRA POSITIVA OU NEGATIVA?


Saber que uma das principais virtudes que devemos ter dentro de nós está na formação do nosso caráter, é entender que o meu caráter reflete os meus princípios, ações e atitudes da minha vida.

Certo dia escutei alguém falar o seguinte: "Hoje eu sou diferente, a vida me ensinou a não ser mais inocente, ou fraco. Hoje eu rebato na mesma moeda"

Essa atitude não está correta, visto que a medida em que nós reagimos com a mesma moeda, nós nos tornamos alvo de um caráter muitas vezes duvidoso, pois o mundo não me oferece nada que eu possa ter referência, no mais apenas refletir o mal que já então é refletido.


Devemos ter em mente que se eu aprendo o mal, eu também posso ensinar o mal, então haverá um ciclo que nunca tremina!


Devemos sim saber que quando eu permito que um ciclo da minha vida termine, eu posso dar início a outro ciclo, mais firme, mais experiente, mais sábio, e assim minha vida cresce junto.


É como subir numa escada, você só chega no topo, depois de subir degrau por degrau, e cada degrau tem seu grau de dificuldade, cabe a nós saber identificar e prosseguir.


Contudo, viver a lei do "olho por olho, dente por dente " não nos leva ao convívio real com um aprendizado genuíno e nem nos dá a oportunidade de ensinar coisas boas, por isso nós precisamos saber que o meu caráter é aperfeiçoado, a aprtir do caráter do outro.


Se eu absorvo coisas boas, eu produzo coisas boas, mas se no meu arado só cultivo as más sementes, minha plantação será um desastre e não colherei nada ao fim do palntio, só me restará arbustos e plantas ocas, os frutos nesse época, já eram...


Mas eu posso permitir que a boa colheita chegue com um cultivo, onde a terra molhada, produza frutos fortes e adocicados.


Jesus é o nosso maior exemplo de uma boa colheita: 


"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15:5



Assim podemos concluir que o caráter de uma pessoa é moldado de acordo com seus princípios, não se deixe influênciar pelo caráter de ninguém, antes destrua-o com o seu caráter, usando as armas que te moldam como uma pessoa que vem de Deus!

Nada, nem ninguém, pode quebrar os seus princípios, os que te dão base em tudo na vida! Ora se sua base foi o amor, você vai se moldar no amor, porém se a vida te maltratou e você acha que pode julgar os outros pelas suas próprias experiências, isso não vem de Deus, pois não julgamos a nós mesmo, e sim o grande Juiz da nossa vida, aquele que nos amou primeiro para que possamos amá-Lo depois, Deus é o nosso grande defensor.
Na Bíblia encontramos:
"Portanto, que o nosso caráter seja moldado pelo fruto do Espírito, que é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade" Gálatas 5:2
E que tenhamos como modelo vivo, o caráter de Jesus Cristo!
 


"Deus meu, conceda-me a oportunidade de poder ensinar somente o que vem de ti, para que os outros vejam em mim o modelo vivo do Teu filho Jesus, como espelho do Teu Próprio Cartáter. Assim como a pérola tem o seu brilho, eu quero refletir a Tua luz, ser dura,  com a firmeza da Tua Palavra e que quando eu for atingida, por algum "corpo estranho", eu possa ser protegida pelas Tuas mãos, que moldam e extraem do mais profundo ser de nossas almas, a beleza da pérola do nosso caráter! amém!"

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por participar. Deus te abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Qual sua Essência?