quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Tradição na Mídia


"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Colossenses 2:8 (NVI)




Ser crente virou uma "febre", uma "mania" onde todos querem ser chamados de evangélicos ou "gospel", mas o que é realmente seguir os passos de Cristo?

Uma pessoa que verdadeiramente segue a Palavra de Deus, não se desvia para a esquerda, nem para a direita e tem Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, confessando-o com os lábios e com arrependimento puro de coração. Então este é um crente.

Nos tempos de Jesus, aqueles que O seguiam, eram chamados de cristãos, palavra derivada de Cristo, logo cristãos eram pessoas que andavam com Cristo. Outra denominação bem conhecida naqueles tempos, eram os chamados "do caminho", pois seguiam o mestre pelo "caminho" andavam, ouviam histórias contadas por Ele, e por onde passavam recebiam essa "fama", estavam na MIDIA.

Ora, é muito comum dizer que uma pessoa por andar com alguém ou conversar todos os dias sobre um determinado assunto, pode ficar mais conhecida e falada pelos outros, como seguidora de uma doutrina ou um determinado pensamento. Mas é verdade que isso não passa de pensamento tradicionalista, onde um conceito, pré-definido, é detreminado pela maioria pensante, presa a uma tradição. Na época de Jesus, os pergaminhos, ou as Escrituras Sagradas, eram lidas todos os sábados na sinagoga, e discutida pelos principais líderes religiosos que seguiam a lei Mosáica (as leis de Moisés, como os dez mandamentos deixados por Deus em suas mãos) e praticavam a risca.



Nossa, podemos imaginar como foi para os seguidores de Cristo, caminharem com o Mestre, e serem ridicularizados, massacrados ou confrontados pela tradição daquele tempo. Jesus não veio para descumprir ou ir contra a lei, mas para fazer-se cumprir as Escrituras. fazer com que as profecias com a promessa da vinda do Messias para a libertação de uma escravidão fosse cumprida. Era o verbo se fazendo carne. Era a Palavra profética, sendo realizada.




Assim, Jesus ficava cada vez mais na mídia, na boca dos farizeus e saduceus (religiosos da época). Como no episódio em que uma prostituta se prostava aos pés de Jesus e lhe jorrava um bálsamo que trazia num vaso, lavando seus pés com suas lágrimas, e os enxugando com seus cabelos, como um adorador de coração contrito, e depois sendo acusada, ridicularizada ou mesmo julgada pelos seus atos, de se chegar ao Mestre. Seria como se hoje,uma prostituta, um ladrão, adúltero ou drogrado, entrasse numa igreja e se prostasse diante de Deus para adorá-Lo com um coração quebrantado. Pelo menos algumas pessoas que estivessem ali, com certeza iriam julgá-Los até que o Espírito Santo de Deus fosse manifestado em Glória, para que no mover das águas, vissem que o Senhor estava agindo e transformando aquela alma, resgatando-a do inferno.


Foi o que aconteceu com Roberta Costa (ex-tigreza), uma pessoa que viveu no submundo da vida fácil, cheia de fama, sendo desejada, e hoje, está transformada pela misericordia divina, mexendo com as tradições, quebrando paradigmas e sendo revelada pela Palavra de Deus, para honra e Glória do Senhor Jesus!







Amados, o que venho ressaltar depois dessas palavras é o que eu senti, quando presenciei o testemunho dessa pessoa maravilhosa que hoje está cheia de Deus, e leva para muitos, sua lição de vida, para que nós possamos entender uma verdade:

Quando Deus age na vida de uma pessoa, essa pessoa se transforma, ela vira uma serva do Senhor, caminhando com o Mestre e levando a Palavra de Deus, socorrendo mais corações quebrantados e sem esperança nenhuma. Independente de quem ela possa ter sido, indo de encontro com os religiosos tradicionalista que não entendem os propósitos de Deus e se maculam ao percuntarem: "Agora todo mundo que faz coisa errada tá virando crente".


Esse é o verdadeiro cristão, o crente, o evangélico, protestante ou gospel, é quem realmente abriu seu coração para Deus e foi resgatado das mãos do diabo. No clamor da sua tristeza mais profunda, ali estava Deus, dizendo: "Filha não se preocupa, Eu estou aqui! Vem que eu te resgatarei e te darei alívio e paz no seu coração, e tu verás as maravilhas que tenho guardado pra ti"

Não é maravilhoso, saber que Deus luta por nós?

Por isso meu irmão, minha irmã em Cristo, estar na Mídia, é saber que sua vida foi transformada por Jesus e que MUITOS ainda irão escutar sobre seu testemunho e saber que Deus cumpre a Sua promessa em nossa vida, quebrando uma tradição que acorrenta você direto para o inferno,

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." Jo 17:20-21

Se você acha que o mundo é dos "crentes", saiba que Jesus está voltando e que verdadeiramente Ele está te esperando de braços abertos para te receber do jeito que você é,  para te lavar e te limpar com um bálsamo único que nenhuma tradição possa ser igual. Dessa forma você estará na Mídia, onde a celebridade é Cristo Jesus, e você somente um coadjuvante que terá como prêmio a Vida Eterna.

"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna."1 João 2:25




Alguns significados:

Mídia: é o termo que foi adaptado à pronúncia inglesa, vindo do termo latino Média, que significa “Meio”. É usado em relação aos Meios de Comunicação para todos os tipos de mensagem publicitária.

Tradição: A palavra tradição vem do latim, do verbo "tradere" (traditio, traditionis) que significa trazer, entregar, transmitir, ensinar. Logo, tradição é a transmissão de fatos culturais de um povo, quer de natureza espiritual ou material, ou ainda, é a transmissão dos costumes feita de pais para filhos no decorrer dos tempos, ao sucederem-se as gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de idéias, usos, memórias, recordações e símbolos conservados pelos tempos, pelas gerações, sendo assim a eterna vigilância cultural.

sábado, 21 de maio de 2011

Nossa Batalha Diária

"Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14:27





Deus tem sempre um propósito na nossa vida, e seu plano não poderá ser frustrado e ao seu tempo irá se cumprir! Nas Escrituras Sagradas, encontramos muitas batalhas sendo traçadas e inimigos sendo derrotados. Os inimigos não eram somente pessoas de nações opostas, guerreiros ou reis, mas eram inimigos de Deus.


Assim muitas guerras aconteceram e eram lutas sangrentas e sem humanidade. Vejamos algumas lições que podemos aprender a partir das guerras contidas no Antido testamento:


1. Nas Batalhas, a luta sempre tinha um lado mais favorecido do que o outro. Numa guerra tem sempre um vecedor e um perdedor.


Aplicação: Nos problemas da vida, nas nossas atribulações, devemos ter em mente que somos nova criatura, e de acodo com a Palavra de Deus, Jesus venceu o mundo, logo podemos vencer também. Assim se Deus estiver ao seu lado, suas lutas serão todas derrotadas, porque você tem muito mais chance de vencer ao lado de Deus do que das trevas, A luz é muito mais poderosa!


"Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo." 1 João 4:4




2. O sangue era derramado, tanto para quem vencia como para quem morria, os dois lados tinhasm perdas e ganhos.


Aplicação: Nossa luta foi vencida através do maior derramamento de sangue ocorrido na história. Jesus morreu, sangrou e no terceiro dia ressuscitou para honra e Glória do Senhor. Nossos pecados foram lavados pelo sangue derramado de Cristo Jesus. Essa batalha foi travada e vencida. por isso hoje "somos mais que vencedores em Cristo Jesus" 



"Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." Romanos 8:37


3. No ataque, o sangue sempre jorrava quando o opositor era atingido.

Aplicação: Para vencer você precisa atingir objetivos. Se antes a espada ao ser lançada cortava a carne, agora, a espada tem uma representação espiritual e real: A Palavra de Deus.  Amados, ao atingir o inimigo das nossas almas com a Palavra de Deus, não só se corta a carne, mas se divide a alma e o espírito. É o jorrar do sangue carmesim de Cristo que se manifesta contra o inimigo, a  cada momento que eu declaro na minha vida que Cristo é o meu único Salvador.

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12


DEUS, é o Pai

SANGUE, é a nossa liberdade

PALAVRA, nos vivifica 


Para se vencer uma batalha nós precisamos estar ligados no Pai, pois fomos libertos das amarras do diabo, e a Palavra de Deus nos vivifica. Basta uma palavra, para que a nossa fé seja fortificada. Desta forma concluimos que o propósito de Deus, não pode ser impedido, mas precisamos estar ligados com Ele.




"Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer." João 5:21






"Senhor, vivifica-me na Tua Palavra!"



sábado, 14 de maio de 2011

Qual sua Essência?

Você já parou para pensar qual a sua verdadeira essência? De que você foi feito? Algumas linhas de pensamentos, defendem algumas teorias: uns dizem que nós somos decendentes dos macacos, Teoria da Evolução de Charles Darwin, outros cientistas e religiosos acreditam na idéia de uma vida paralela, uma vida após a morte ou em outra dimensão, como é o caso dos espíritas e ufólogos. Agora eu te pergunto: Qual a sua essência? De onde você veio?

Os grandes filósofos, Sócrates, Platão, Descartes, Friedrich Nietzsche, já discutiam sobre a vida e a existência humana:

"penso, logo existo"(Descartes)
"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz." (Aristóteles)
"Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo." (Platão)
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." (Friedrich Nietzsche)


Mas o que realmente eu posso afirmar na minha realidade absoluta? Como eu posso existir e não poder pensar? ou então se posso mover a mim mesmo, e o mundo vai me seguir?

Nossa! quanta coisa para se pensar não é, mas isso é o que fazem os grandes pensadores, ciêntistas, teólogos, analisam num determinado assusnto para colocar em discursão o que realmente deve ser questionado em cima de determinada visão. Isso é pensamento.

E a nossa existência, onde fica? Vejamos:

A Bíblia nos fala que Deus ciou o homem e a mulher, a partir do barro e com um sopro, deu-lhes a vida. Essa é a Teoria do Criacionismo, Deus como autor de toda criação no mundo.

Os evolucionistas, nos dizem que somos desenvolvidos mediante mutações e seleção natural, tendo surgido aos poucos macacos cada vez mais semelhantes ao ser humano, até que finalmente surgiu o homem.


A Doutrina Espírita acredita na reencarnação como forma de evolução e crescimento da existência humana. A reencarnação se baseia nos princípios da misericórdia e da justiça de Deus.

Mas e a essência real do homem? de onde vem?

Resposta: Se no evolucionismo, houve um aperfeiçoamento do homem e o espiritismo diz que a reencarnação é uma forma de Deus ser misericordioso e justo, para que o homem seja aperfeiçoado, chegamos então a um denominador comum onde a palavra chave é PERFEIÇÃO, e quem Deus designou o nosso modelo de perfeição? JESUS, ora, no livro de Jó, um dos maiores pensadores daquele tempo, no qual ele indagou sua existência aos níveis mais precários e exaustivos em que um homem pode sobreviver, viu Deus em sua maior essência, e nós encontramos no capítulo 36, versículo 4, a seguinte afirmação: "Não tenha dúvida de que as minhas palavras não são falsas; quem está com você é a perfeição no conhecimento." Jó 36:4, e esse conhecimento vem de quem mais, a não ser de DEUS.

Quer ser perfeito? Quer saber de onde vem sua verdadeira essência? Siga o modelo do homem que veio ao mundo, abriu mão de sua divindade e se fez fraco para que o Poder de Deus se manifestasse através Dele na Cruz.

O verdaderio modelo de perfeição: JESUS CRISTO
O verdadeiro modelo de evolução: JESUS CRISTO
O verdadeiro modelo de conhecimento: JESUS CRISTO

Viva essa realidade na sua vida e acredite: se você pensa, você não só existe como também é um ser aperfeiçoado e rico do conhecimento de DEUS, apenas busque e encontrará as verdadeiras respostas.
Essa é a sua verdadeira essência, uma criação de Deus!

"Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." Salmos 34:4



"Senhor dá-me segundo a bonança da Tua Palavra, a oportunidade dela vir rica ao meu coração e cada vez mais possa haver transformação em meu pensamento, e eu possa ser usada como instrumento Teu para levar a Tua mensagem de maneira clara e objetiva, simples e direta, como é o Teu amor por mim"
Fique com Deus!

Eu Estarei Com Você


JUÍZES 6.12-16


Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".



"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".



O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "



"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".



"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".






"Devemos estar preparados para o chamado do Senhor, e não nos preocupar pois quando Ele chama, também capacita e nos dá força para não desistir. E Não podemos pensar que somos pequenos, pois quando temos o Senhor ao nosso lado, aí é que somos grandes!

Confiar no Senhor Deus e entregar-se completamente em sacrifício vivo de louvor, é melhor forma de agradar a Deus!

Deus tem grandes coisas para nós!"

amém!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tudo é Determinado por Deus!

Tudo é determinado por Deus: nossos atos, nossa vida, quando nascemos e quando morremos... Tudo está escrito no nosso livro da vida, nossas conquistas, vitórias e fracassos. Todas as letras ligadas, juntinhas na construção de nossa história. Somos o protagonista, mas o autor é Deus.

É Ele quem determina o tempo e o espaço para que as coisas realmente aconteçam, mas somos nós quem coloca a intensidade em cada uma delas.

Qual a importância que você deixa na vida de uma pessoa? Qual o valor determinante que faz você ser uma pessoa diferente?  Nossa importância está no reflexo que deixamos nas outras pessoas.

No filme O Curioso Caso de Benjamim Button, nós podemos aprender algumas lições:

1. Todo  Detalhe é Importante
Nada é mais precioso que um bom detalhe. Em tudo na vida devemos saber que nada acontece por acaso e que sempre existe um pequeno detalhe que seja, para fazer toda a diferença. Imagina quando você precissa sair e tudo que você combina com alguem não dá certo, você não entende, mas tudo está no centro de comando,  interligados aos fatos e acontecimentos. Não entendeu? Vamos pensar um pouco: Se por apenas um instante, 5 minutos no mínimo, eu parar de escrever um pensamento qualquer, irão acontecer coisas que afetaram diretamente o meu modo de pensar e agir, logo escreverei algo que até então a 5 minutos atrás não estavam em minha mente. Por exemplo, uma pessoa que se levanta, alguém que liga pra você, uma caneta que cai e tem que apanhar, são coisas do cotidiano que acabam sendo ligadas num contexto bem maior para um resultado final. Detalhe não é meramente um detalhe, é um fato que altera toda a história.


2. O Tempo é Precioso
Cazuza já dizia: "O tempo não pára..." Mas fisicamente será que não pára mesmo??? Bom, a ciência, não relata nada sobre isso, mas o criador dos céus e da terra, bom em cima do relato biblico sim, podemos dizer que o tempo "parou" quase um dia.

"O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.Josué 10:13


Mas o tempo é um elemento fundamental nas mãos de Deus, ele é tão importante que dependemos dele para realizar nossos sonhos, desenvolver projetos, acordar, dormir, viver...

Na bíblia encontramos um capitulo inteiro sobre o tempo, escrito por Salomão no livro de Eclesiastes,  onde descobrimos que o tempo está ligado diretamente ao propósito de Deus em nossa vida e nos fatos que ocorrem a nossa volta.

"Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam." Eclesiastes 3

O que é importante na verdade é a minha ligação com Deus e o que Ele pode me proporcionar dentro do Seu tempo e de acordo com a  Sua vontade.


3. As pessoas fazem parte da nossa vida
Voê conhece a cena clássica do filme de Charles Chaplin, Luzes da Cidade? Onde o vagabundo (Charles Chaplin) entrega uma flor para a cega florista. Nesse filme, os personagens são interligados de tal maneira que os acontecimentos dentro de cada história, determina o final do filme. As pessoas são reflexos umas das outras de acordo com cada situação que elas passam. De acordo com a bíblia, em Romanos, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, assim é o enredo do filme, onde cada personagem interage com o protagonista (vagabundo), através de várias situações, onde o resultado final é a realização de um sonho da florista cega, de voltar a enchergar. Com certeza, a diferença que essa pessoa fez na vida de cada um dos personagens, foi deveras importante.

Como estou refletindo na vida de uma pessoa? Você já parou para se perguntar, o porquê alguém é tão especial, mais que outro?


Essa é a diferença quando descobrimos que as pessoas ligadas a você e vice e versa, influenciam muito nossas ações e pensamentos, nós buscamos também ser esse agente de transformação.

Mateus 16:15-16
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "

Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".




4. Eu sou importante
O grau de importância que você coloca em você mesmo, é o diferencial para uma mudança total e verdaderia em sua vida. Você pode ser quem for, mas a verdade está em quem você se tornou! pense quantas veze você precisou se sentir confiante para reallizar um sonho, para ter coragem e conseguir uma boa entrevista de emprego? Sua auto-estima determina também como quer viver. Em comparação a uma árvore, que frutos você quer dá? frutos bons ou estragados? a resposta está na sua raiz e na terra em que você está sendo plantada, se tem proteinas e minerais suficientes para uma alimentação saudável, se está sendo irrigada constantemente e podada sempre que amarelar as folhas. Assim, seu crescimento será tranquilo e os frutos serão saborosíssimos.

Se você ainda não entendeu, vamos lá: sua raiz deve ser fortificada em Cristo, a terra deve ser santa, sua santidade deverá está bem alimentada com a palavra de Deus, fortificada a cada dia no rio de águas vivas que é Jesus, e transformada sempre que necessário for através do crescimento em Deus, que nosso Agricultor.

"Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas." Lucas 6:44

5. Saber viver é o segredo da vida

Esse é um dos mairoes ensinamentos que podemos tirar o filme "O Curioso caso de Benjamim Button", pois retrata a ligação fiel entre todos os demais ensinamentos.

Cada DETALHE é importante para que no TEMPO certo, cada PESSOA, cada acontecimento, sejam importantes e transformadores na MINHA vida, e que tudo isso esteja no centro do propósito de DEUS.

Esse é o verdadeiro aprendizado deste filme, para nossa vida:
ESTAR NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS
Nunca é tarde para comerçarmos ou recomeçarmos...
Nem sempre o que é novo é novidade e o que é velho é passado...



“Algumas pessoas nascem para se sentarem à beira do rio. Algumas são atingidas por raios. Algumas têm ouvido para a música. Algumas são artistas. Algumas nadam. Algumas vivem de botões. Algumas conhecem Shakespeare. Algumas… são mães. E algumas pessoas dançam.” Trecho Extraído do Filme 


"Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Ec 3:1

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Oração Atendida

Muitos de nós se pergunta "porque minha oração não é atendida?" ou então "porque Deus parece ausente?" e mais " Estou fazendo meu pedido correto?"

Devemos ter em mente que Deus não é uma máquina eletrônica, onde aperta-se um botão e logo, logo,  é atendido ou solucionado seu problema. Deus é o Nosso Senhor, Aquele em que nós nos quebrantamos aos seus pés. O Todo-Poderoso, que em tudo e em todos, deve receber Honra e Glória para todo o Sempre!

Amados, precisamos saber que quem pede, nem sempre será atendido, não pelo "o quê" você pede, mas "pelo quê" e "como" você está fazendo sua oração.

A palavra de Deus diz em Salmos 66:16-19 o seguinte:


16 - Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.
17 - A ele clamei com os lábios; com a língua o exaltei.
18 - Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;
19 - mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.

Eu quero chamar a atenção no versículo 18, onde em algumas versões da bíblia, como a NVI, nós temos a expressao "Se no meu coração, contempla a vaidade, o Senhor não me teria ouvdo". Em outra versão, RC, nós encontramos o termo "iniquidades"

Meus irmãos, em nada adianta um coração quebrantado, mas com  pecados contidos, como a soberba, a exaltação, mágoa, tudo aquilo que nos afasta do grande Eu Sou, nós precisamos ter em mente que  a verdadeira oração, vem com o choro, a humildade,  o sentimento mais profundo e real dentro do nosso coração. Devemos nos limpar na presença do Senhor, nos quebrantar sim, mas com a humildade e pureza de coração.

Assim, não quer dizer que iremos ser atendidos, pois em tudo deve haver a Vontade de Deus, em realizar o nosso pedido, no Seu tempo certo, mas já é um grande passo dado diante do Senhor.

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." Mateus 7:7






Oremos: Senhor que eu seja uma pessoa que a te buscar, consiga encontrar a paz e o amor, diante de tanta tribulação. Que ao lançar meus sonhos nos teus caminhos, eu esteja no centro da Tua vontade e em tudo, te buscando com o coração puro e verdadeiro, eu possa te encontar e ser revestido com a Tua Glória, diante daqueles que me perseguem.






"Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia." Samos 66:20