quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lições para a Vida



Na Bíblia aprendemos muitos ensinamentos que, se pararmos para pensar em cada um deles, você consegue entender tudo o que acontece na sua vida. 

Ester foi uma dessas personagens que se destacaram e deixaram lições tremendas, que se ensinadas com sabedoria, poderemos driblar os problemas do nosso dia a dia.

Buscar o conhecimento direto de Deus é ter a sabedoria de poder ter a presença do Senhor.

Em Destaque:  Ester

"E o rei amou a Ester mais do que a todas mulheres, e ela alcançou graça e favor diante dele mais do que todas as virgens; de sorte que lhe pôs sobre a cabeça a coroa real, e a fez rainha em lugar de Vasti." Ester 2:17



                      O Livro de Ester é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia.
Conta como Ester, uma jovem judia entre os deportados, se tornou a rainha da Pérsia e como seu primo e tutor Mordekai/Mordoqueu descobriu um complô contra a vida do rei; como o Grão-vizir Haman (Amã) procurou liquidar os judeus; como Ester interveio, arriscando a própria vida; como Haman foi enforcado e os judeus autorizados a fazer um contra-Pogrom, cujo aniversário celebram com a festa dos Purim.

                    O título deriva do nome de seu principal personagem. Os judeus o chamam de Meghil-láth És-tér, ou simplesmente de o Meghil-láh, que significa "rolo", "rolo escrito", porque constitui para eles um rolo muito estimado.


Acompanhando alguns pontos das virtudes da Rainha Ester e retiramos caracteristicas de sua personalidade e comportamento, para descobrirmos como podemos trazer para o nosso dia a dia, dentro dos nossos relacionamentos.

• Características de Coragem e Sensibilidade
1.      Encanto e Graciosidade
2.      Discrição e sabedoria
3.      Disposição em aprender
4.      Autenticidade
5.      Bondade e simpatia
6.      Respeito e humildade às autoridades

• Como Obter Estas Caracteristicas
1.      Peça a Deus: Registre em seu diário todos os seus pedidos feitos em oração a Deus
2.     Confie em Deus: No controle das circunstâncias que rodeiam você e impedem de ser a mulher que deseja ser.

• Qualidades da Mulher Diferente do Homem
1.      Intuição Especial: Enxerga muito mais além, vê  aonde tem ou não caráter em alguém
2.      Resistencia aos Sofrimento: Quer seja na dor do parto ou nas adversidades do dia.
3.      Receptividade Única: Abertura em aprender, buscar e se alegrar nas coisas de Deus.
4.      Vulnerabilidade: Não tem medo de pedir ajuda, sabem demonstrar com mais facilidade o que desejam.

Busque ler e conhecer um pouco mais sobre a Rainha Ester e se surpreenda com tantas virtudes que demonstram total intimidade com Deus.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Pv 31:10


Fonte: Ester, Charles Swindoll (cap. 3)

As Marcas de Um Verdadeiro Cristão






Nós devemos ter consciência de que devemos estar no centro da percepção de Deus! Foi das trevas que Ele nos tirou e hoje somos lavados e redimidos pelo sangue de Jesus, mas como saber se estou no centro da Vontade de Deus?
Como cristãos, todos nós temos marcas, antes eram marcas da escuridão, elas são claras e limpas, mas como identificá-las? Fique atento:

·         Ter Uma Vida Transformada: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17

Um dos primeiros sinais de uma verdadeira marca que sela a vida de um cristão é a transformação de sua vida, a mudança radical do seu modo de viver, seu agir, o seu pensamento, atitudes e ações.  “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” Mateus 6:22 Os olhos é a entrada da alma e se são bons o corpo todo é luz, um cristão sincero e verdadeiro, é iluminado pelas coisas que Deus faz, e tem prazer nisso.

·         Busca diligentemente por Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17
 
Nós não conseguimos viver sem alimentar o corpo, assim são os novos cristãos, como um bebê que acabou de nascer, precisa do leite materno, nós também necessitamos do maná do Senhor, e para o novo convertido e para quem quer ser um verdadeiro cristão, o maná é a palavra de Deus, a leitura diária, o devocional com o Senhor!
                                                            
Nós temos escolhas que nos fazem seguir o bem ou o mal, passamos por aflições e tantas outras tribulações, mas com a ajuda do Espirito Santo nós temos um novo coração em Cristo Jesus e nada nem ninguém nos separa da presença do Senhor, por isso devemos escolher o caminho correto, o caminho de Cristo. Assim eu te convido a buscar mais e mais a presença de Deus na sua vida e desta forma, ter mais comunhão com o Senhor, produzindo o fruto do Espírito, ajudando uns aos outros, perserverando na  fé, acreditando que Jesus é o único Salvador da nossa vida.

Portanto para que saibamos quais são as verdadeira marcas de um cristão, olhe para Cristo, pois o verdadeiro Cristão tem as marcas de Cristo, as marcas da humildade, da comunhão com o Pai, do amor e do Espirito Santo.


MARCAS DO VERDADEIRO CRISTÃO = MARCAS DE CRISTO


Somos novas criaturas, um novo coração, novas escolhas, abertos para as muitas bençãos, na vitória em Cristo Jesus!”

(Este estudo faz parte de um trabalho do seminário de Teologia - STCF 2011-Homilética, Prof. Jayme Dantas)

terça-feira, 10 de abril de 2012


BUSCA PELA SANTIDADE

"Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar." Zacarias 14:20

O que você tem colocado na presença do Senhor para SANTIFICÁ-LO?

Vivemos num mundo tão caótico, onde os valores da vida são invertidos, onde ninguém mais busca o questionamento, vivendo dentro da onda que a maioria quer, sem pensar nas consequências do que isso pode lhe levar. Os jovens são bombardeados de todos os lados. São prazeres que a vida lhe proporciona, como sendo algo tangível, que eles próprios não conseguem sobreviver sem isso. É onde entra o auto-controle, a visão vertical e não horizontal do que é espiritual e intangível, de valores que permeiam o sim e o não, e nos mostra a verdadeira escolha pelo absoluto e real.

O que podemos fazer para mudar essa realidade que deve ser encarada como o verdadeiro modo de pensar e agir? Apresentando tudo que me rodeia ao Senhor Jesus!

Assim podemos conhecer três grandes motivos para que isso seja possível:

1- Estar na Presença de Deus
 
"Sem SANTIDADE, ninguém verá ao Senhor" Buscar a santidade diante o Pai, é saber que devo me apresentar por completo para me santificar. Eu devo me apresentar de forma que TUDO em mim seja santificado, começando pela minha mente que leva todas as informações para o meu corpo, através de cargas elétricas, transmitindo as mensagens. A mente é responsável por abastecer todos os meus bons e maus pensamentos; é através dela que eu pratico ações e atitudes vindas de Deus. Para isso eu devo, santificar minha mente, apresentado-a ao Senhor, todos os dias, para me protejer dos maus pensamentos.
 
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR." 
Isaias 55:8

Deus tem pensamentos que vão muito mais além do que podemos imaginar. É seguindo esse conceito, que eu me coloco diante de Deus, para que os Seus pensamentos possam me guiar em tudo que eu faça, para que eu possa experimentar a boa, agradável e pereita Vontade deDeusn na minha vida!

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:8
 
 2- Poder adorar a Deus

A palavra de Deus diz que:
 
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, SANTO e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."
 Romanos 12:1 

O Senhor só se agrada da minha adoração, quando o meu culto e louvor é através de um coração verdadeiro e santificado. "Sedes santos, pois Eu Sou santo" diz o Senhor; nós devemos entender que para Deus receber minha oferta, eu devo estar com meu coração limpo do pecado, sem ambição, sem nada em troca, sem barganhar com Deus!
 
Oferecer a Deus a adoração perfeita, é estar em busca diariamente da santidade, para nos limpar de toda sujeira que possa estar empregnado em mim, impedindo que o Senhor possa sentir, um aroma agradável da minha oferta.
 
 
"Depois queime o cordeiro inteiro sobre o altar; é holocausto dedicado ao Senhor; é oferta de aroma agradável dedicada ao Senhor, preparada no fogo."
Êxodo 29:18


Você tem sido provado no fogo das atribulações? E como você apresenta seus problemas a Deus? Como você tem levado até a Sua presença suas dúvidas? Oferecer a Deus o que tem de melhor em você, apesar de tudo o que tem passado, é dizer a Ele: 
 
- Pai, eis-me aqui! Faça-se em mim a Tua obra perfeita, de acordo com a Tua Vontade! 
 
 Adorar a Deus é antes de tudo, buscar ter uma vida plena de amor e santidade. Desta forma você estará oferecendo a melhor oferta ao Senhor.
 
 3-Ter o melhor de Deus na Sua Vida

- Sem SANTIDADE, ninguém verá ao Senhor: Buscar a santidade diante o Pai, que está no céu, é saber que devo me apresentar por completo para me santificar. A palavra de Deus diz que: 
 
Ah! Isso é o que todos querem, mas até conseguir o melhor de Deus, você tem que renunciar muita coisa ao seu redor. Você deve renunciar TUDO o que te afasta de Deus, pois se não o fizer, estará acumulando obstáculos, onde o Senhor não poderá passar, nem se quizesse ou pudesse, pois, apesar de Deus fazer tudo o que para nós é impossível, Ele não pode ir contra Ele mesmo, ou seja, Deus é bom, mas também é justo, e se existe algo que você possa fazer, como sacrifício e entregar ao Senhor, como oferta pura de coração, aí sim, isso Ele se agradará e te recompensará com o melhor para sua vida!
 
"O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada"
Salmos 37:23 
 
Portanto: 
 
Quer entrar na presença de Deus, adorÁ-Lo e ter o melhor de Deus na Sua Vida, busque a santidade!
 
 
"Senhor, conceda-me a oportunidade de estar na Sua presença, aprendendo mais de Ti, para que eu possa Te oferecer o que eu tenho de melhor, seja nos meus estudos, nas minhas amizades, na minha familia, seja na igreja; que eu consiga extrair a oferta mais verdadeira e pura dentro do meu coração, para Te ofertar! Recebe Senhor essa minha oração, a ajuda-me a me santificar na Tua presença! Amém"