Transforme o Seu Pensamento e Tenha a Mente de Cristo

COLUNA LEITURA DINÂMICA,
Revista Mandamentos - 6ª Edição/2014



Durante a produção deste texto eu pensei muito antes de fazer, pois não sabia bem o que deveria escrever, mas logo que comecei a pesquisar sobre o assunto, entendi que vale a pena todos começarem a compreender que o pensamento é o processo de desenvolvimento da inteligência. Não foi por acaso que o apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, escreveu: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). 




Que maravilha o Senhor nos reservou amados, porém, devemos ter a mente renovada em Cristo para viver e praticar a inteligência do raciocínio. Mas como ocorre essa renovação da mente? A palavra pensar deriva da expressão latina pensare, que significa pesar, avaliar o peso de alguma coisa. Deste modo, o ato de pensar é a potencialidade humana que permite aos seres modelarem o mundo, através de um processo de racionalização ou modificação do seu mundo exterior em relação ao interior. Falando de cérebro, podemos dizer que o pensamento é um processo mental que apenas reside no ser humano, representando uma das potencialidades mais distintas que o indivíduo processa. Quando renovamos a mente em Jesus, podemos dizer que começamos a pensar como Cristo pensava, ou de alguma forma, como o Senhor poderia agir em determinada situação. Essa é a gloriosa renovação da mente: pensar como Jesus Cristo.




Fazendo uma analogia com alguns tipos de pensamentos e Jesus, podemos destacar:




Pensamento Criativo – é aquele que se utiliza da produção de novas ideias para criar ou modificar algo existente. Jesus criava e modificava a forma de agir na cura e milagres, como no caso de um homem que era cego de nascença, que encontramos no livro de João: “Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego” (João 9:6). Depois mandou o homem lavar o rosto no tanque de Siloé, e o homem ficou curado. Onde está a criatividade? Será que foi a lama ou o cuspe de Jesus, que o salvou? A resposta está na fé deste homem de ser curado. O Senhor apenas utilizou de um novo “recurso” na hora da cura. Isso é criatividade.




Pensamento Sistêmico – é uma visão completa de diversos elementos, tendo em conta as suas múltiplas inter-relações. Jesus disse certa vez: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Está ligado a forma de agir, pensando no todo e não em parte, pois Deus deve estar em primeiro lugar em tudo.




Pensamento Crítico – é aquele que examina a estrutura dos raciocínios, possuindo uma vertente analítica e avaliativa. Jesus nos fez pensar e fazer escolhas: “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (João 12:25).




Pensamento Interrogativo – é o pensamento que permite a realização de perguntas, comunicando a alguém o conteúdo relevante sobre um determinado tema. Uma passagem muito conhecida é o dialogo entre Jesus e Nicodemos, quando o Messias fala ao fariseu sobre nascer do Espírito, mas Nicodemos retrucou: “Como pode ser isso?”. Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?” (João 3:9-10).



Transformação da Mente é a Renovação em Cristo


São várias as possibilidades de começarmos a agir e pensar como pensaria Jesus. Transformação da mente é a renovação em Cristo. No texto bíblico de Romanos 12:2, o apóstolo Paulo nos fala de uma transformação da mente através do pensamento. Nós sabemos que o órgão por onde os pensamentos são processados é o cérebro, através de milhões de células neurais. O cérebro também é considerado um músculo, e como tal, precisa ser exercitado. Quanto mais você pensa, julga, analisa, mas tudo pautado na Palavra de Deus, mais o seu entendimento é ampliado pelo poder de percepção que lhe é concedido do alto.

 NeuroCiência

A neurociência nos diz que à medida que você pensa e aprende algo novo, são criadas novas células neurais, para que o cérebro possa processar com mais rapidez. Esse processo é chamado de plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se remodelar em função das experiências do sujeito, em relação a sua influência do meio ambiente.




Na bíblia contém passagens que nos mostram que os nossos pensamentos devem ser guardados nas mãos de Deus, para que o nosso entendimento seja de acordo com os planos do Senhor. Em Provérbios nos diz a Palavra: “Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções” (Provérbios 16:3). E como somos advertidos em Isaías 55:8: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”. E que em Salmos Deus nos avisa que sonda e conhece o nosso coração e pensamentos (Salmos 94:11; 139:23).




Assim, seja com criatividade, sistêmica, crítica ou com alguma interrogação, transforme sua mente, não como o mundo te mostra, mas com a revelação que vem do Senhor, pois somente com o pensamento transformado podemos entender qual o propósito que Deus tem em cada situação da vida. A inteligência representa um alto índice de conhecimento, para que uma pessoa possa entender tudo ao seu redor. Desta forma, o discernimento para saber se você está no centro da vontade de Deus vem no ato de exercitar o seu pensamento, através do entendimento e temor no Senhor.




Pense, mas pense muito e saiba que nos seus pensamentos, Deus está te guiando e direcionado para a vontade dEle para que você não seja levado por vãs doutrinas, porque ser inteligente é ter a sabedoria que leva à transformação dos pensamentos através da mente de Cristo Jesus. Seja sábio e inteligente. Que Deus possa ser o centro do seu pensamento todos os dias.



Fica com Deus!




Márcia Morais 

Bacharel em Teologia e pós-graduanda em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica




Comentários

Postar um comentário

Obrigada por participar. Deus te abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Qual sua Essência?