PENSAR HEBRAICO: ABA, PAI

אבא

A palavra pai em hebraico se escreve apenas com as duas primeiras letras do alefbeit (alfabeto hebraico). São elas: Alef (א) e Beit (ב).

A letra Alef (א) não tem uma representação fonética, contudo emite um som, como no processo de expiração. Já a letra Beit (ב) significa literalmente “casa”.




Pensar Hebraico: Essa expressão denota a importância que Deus nos concedeu de entender a comunicação através da linguagem que Ele próprio deu aos judeus, pois no entendimento judaico, não existe coincidência ou similaridade e sim, significância por parte de Elohim. Por isso, podemos entender porque Yeshua nos mostrou a sua relação com D’us através da expressão Aba-Pai. Yeshua já estaria nos apresentando à casa do Pai como seus filhos. E foi com o sopro de vida (processo de expiração) que Elohim deu inicio à sua criação. É a vida de D’us em nós, como habitação do seu Ruach HaKadosh (Espírito Santo). Através de Yeshua, somos Casa de D’us e chamados por B’nai Elohim (filhos de Deus), ou simplesmente Ben (filho).

“Pai Nosso” é como Adonai (Senhor) nos apresenta D’us, e de acordo com o livro “A Grande Casa de Deus”, de Max Lucado: “Quando vamos a Cristo, Deus apenas não nos perdoa, como também nos adota”. E acrescenta: “Levou-o para a grande Casa de Deus”. Assim somos chamados co-herdeiros de D’us, juntos com Yeshua HaMachiah (Jesus, o Messias) que clamava: Aba, Pai!

Naquela época, os judeus não chamavam D’us de Aba, porque era um tipo de relacionamento que eles não entendiam, pois só existia com seus familiares. Foi desta forma que Adonai (O Senhor) nos ensinou a chamar por Hashem (Deus), em todos os momentos, seja na angústia ou alegria, mas com a certeza de que somos chamados de seus filhos. Desta forma, tomemos posse do poder de clamar também por: Aba, Pai!


Referência Bíblica: Gálatas 4:6; Romanos 8:15, Marcos 14:36

Consultoria de Hebraico: Moreh Jônatas Cavalcante
Texto: Talmidah Márcia Morais

Veja Mais: www.facebook.com/pensarhebraico
Curso de Hebraico: www.facebook.com/cursoalef

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Uma Mosca no Meu Perfume