Pátria Amada Brasil


Você Sabe Lutar Pelos Seus Direitos?




O País vive um momento histórico, rodeado de movimentos políticos, de cunho social e religioso, mas você sabe o que isso significa? Você sabe ou conhece o valor de sua cidadania? Você faz realmente o seu dever como cidadão?

Não estou aqui discordando dos vários protestos que encontramos nos últimos meses e sim contra o efeito abusivo por parte de ativistas que se aproveitam de oportunidades para manifestar sua indignação, seja de ordem política, moral, social ou religiosa. Acredito sim, que um Governo, onde os cidadãos que buscam seus direitos e pratica realmente os seus deveres, merecem as soluções dos problemas do seu País resolvidos, sem abuso de poder, raça ou religião.


Acredito sim, Num Único Senhor que abençoa uma nação e um povo que busca pelo conhecimento de Deus e que obedecem a palavra sagrada que é a Bíblia, sem desrespeitar ou destruir o próximo com fundamentalismo barato. Meus argumentos se baseiam na verdade de Cristo Jesus e não no tradicionalismo, pois não são as tradições da Igreja (seja ela católica ou evangélica) que rege a minha vida cristã, apenas aprendo a conviver com elas. Acredito também nas lutas, reivindicações e justiça, mas acima de tudo, deve-se respeitar a opinião do seu próximo e viver como um verdadeiro cidadão! Dizer o que você pensa e acredita, não ofende a outrem, ao menos que você exponha seus pensamentos de forma agressiva e ditatorial. Um debate de ideias, sempre é bem vindo!



Para não ficar nenhuma dúvida, quanto a sua prática de cidadania e para que o seu protesto seja realmente válido, fique atento aos seguites pontos: 

  1. Não agrida de forma verbal, física ou moral a tradiçao e os costumes de um povo, por sua raça, gênero, credo ou religião.
  2. Não jogue lixo na rua, cuide do meio ambiente, como por exemplo: não desperdiçando água em demasia, não maltratando os animais e preservando a fauna e flora.
  3. Dê bom dia ao trocador, quando você pega o ônibus atrasado e agradeça ao motorista quando descer,  mesmo ele tendo sido grosseiro.
  4. Pague os seus impostos corretamente e devolva o troco que foi lhe dado a mais, por engano ou ajude alguém a atravessar a rua.
  5. Não engane nas vendas de produtos para lucro pessoal.
  6. Não estacione em local privado, exclusivo para deficiente ou idoso.
  7. Seja paciente no trânsito, não xingue ou demonstre grosseria.
  8. Pense antes de tomar uma decisão, qualquer que seja, analise os prós e contras.
  9. Cuide dos seus pais, eles são preciosos e devem ser honrados.
  10. Saiba se relacionar também no seu local de trabalho. Ninguém está ali para te servir, mas para compartilhar saberes se necessário.
Esses são apenas alguns itens de milhares!


Pieguice? Não!  Apenas um passo para lutar pelos seus direitos e pelo que credita ser bom para todos, assim você está no caminho de ser um verdadeiro cidadão ou uma pessoa de “bem”, mas lembre-se não adianta falar, tem que praticar!




 Eu poderia falar de vários ativistas políticos eqou religiosos que foram extremante importantes na construção de uma sociedade, mas vou me deter em  Mahatma Gandhi, que foi um ativista religioso, dentro de seus valores e crenças, sempre buscou protestar contra o poder das autoridades em favor dos mais fracos, de uma forma não agressiva e nem violenta, mas com um sentimento de amor pelo próximo como uma forma de revolução. Era pacífico e lutava pelos seus direitos e repreendia quem agia com violência.


Que possamos entender o verdadeiro sentindo de revolução, que quer dizer uma grande mudança, tanto no modo de pensar como no agir.


Agora vejamos alguns conceitos da internet, do site WikiPédia:

Vandalismo: É o comportamento atribuído originalmente aos vândalos, pelos romanos, em relação a destruição cruel ou deterioração de qualquer coisa bela ou venerável. Historicamente, o vandalismo foi definido pelo pintor Gustave Courbet como a destruição de monumentos que simbolizam "guerra e conquista". Por isso, muitas vezes é feito como uma expressão de desprezo, criatividade, ou ambos. Os ativistas podem usar a tática de destruição de patrimônio como forma de protesto, por exemplo, ao quebrar janelas de bancos, lojas e instituições governamentais e incendiando carros. Isso muitas vezes ocorre durante motins, mas também pode acontecer como um evento isolado, por exemplo, ativistas dos direitos dos animais destroem propriedades pertencente a agricultores, empresas de biotecnologia e instituições de pesquisa e libertam os animais (o que é muitas vezes referido como eco-terrorismo pelos adversários).

Cidadania: O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito"


Márcia Morais, Bacharel em Teologia e Especialização Judaísmo Messiânico com Ênfase no Antigo Testamento e Pós-Graduação em Psicologia Pastoral e Aconselhamento Cristão. Estudante de Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Uma Mosca no Meu Perfume