Um Relato da História da Igreja



ROSTO DE JESUS



A história da Igreja, contém um relato sobre o "Véu de Verônica", um lenço de uma mulher que, durante o caminho percorrido por Jesus em Jesrusalém na Via Dolorosa, em uma de suas paradas devido ao sofrimento e grande dor de Cristo, ela aproximando-se do Messias, enxugou-lhe o rosto e este ficou impresso no véu a sua silhueta.



Essa mulher é citada no Livro Apócrifo chamado Atos de Pilatos, cujo atribuição é dada a "mulher do fluxo de sangue", um dos milagres contados na Bíblia Sagrada, que foi curada de uma hemorragia, registrados nos livros de Mateus 9.20-22 e Lucas 8.43-48. Essa é uma obra apócrifa do século IV, cujo autor é Nicodemos. São Narrações sobre Jesus Cristo no Tempo de Pôncio Pilatos. Narra os episódios da Crucificação e da Ressurreição, mas em nada acrescenta aos livros canônicos. Seu nome é Verônica que em grego é "Bernike" (Berenice - "Aquela que leva à vitòria"). O nome latino "verônica" não aparece na Bíblia. O som desse nome faz pensar à frase latina "vera icona" (verdadeira imagem), o que pode ter contribuído à criação da história da mulher que enxuga o rosto de Jesus.




Atos de Pilatos - Capítulo 7 (Livro Apócrifo)


E certa mulher chamada Berenice (Verônica) começou a gritar de longe, dizendo: "Encontrando-me doente com hemorragia, toquei a extremidade de seu manto e a hemorragia que eu vinha tendo por doze anos consecutivos, parou". Os judeus disseram: "Existe um preceito que proíbe apresentar uma mulher como testemunha".

A citação sobre o "rosto de Jesus" foi adicionada ao relato descrito acima. no qual conta-se a história, que ela posteriormente usou este véu para curar o imperador romano Tibério ("Cura de Tibério"). A ligação disto com Jesus carregando a cruz e a aparição milagrosa da imagem só ocorreu por volta de 1380, num livro internacionalmente famoso na época chamado de "Meditações sobre a vida de Cristo"


A Encyclopaedia Britannica diz o seguinte sobre a relato:

Eusébio conta como em Cesareia de Filipe vivia uma mulher a quem Cristo havia curado de um problema de hemorragia (Mateus 9.20-22). A lenda não demorou em dar a ela um nome. No ocidente, ela foi identificada com Marta de Betânia. No oriente, ela foi chamada de Berenike, ou Beronike, o nome aparecendo em obras tão antigas quanto os "Atos de Pilatos", cuja primeira versão é do século IV
A Enciclopédia Católica de 1913 diz o seguinte sobre o crescimento do relato:

A crença na existência de imagens autênticas de Cristo está ligada com a velha lenda do rei de Edessa, Abgar, e o texto apócrifo conhecido como "Mors Pilati" ("A morte de Pôncio Pilatos"). Para distiguir em Roma a mais conhecida e mais antiga destas imagens, ela foi chamada de vera icon (imagem verdadeira), que na língua comum se transformou em "verônica".

A História da Igreja


Justino Mártir foi um teólogo romano do século II. Ao lado de outros defensores da fé, marcaram a tomada de posição nítida da fé cristã pelo Deus dos filósofos contra os falsos deuses da religião pagã. Era a escolha pela verdade do ser, contra o mito do costume. Esse era o ponto central da apologética de Justino, demonstrar que Jesus Cristo é o Logos do qual todos os filósofos falaram. Em um de seus escritos, ele destaca o apócrifo de Nicodemos.

"E estas coisas aconteceram e vocês podem comprová-las pelos Atos de Pôncio Pilatos.". As cartas apologéticas foram escritas e enderaçadas nominalmente ao imperador romano Antonino Pio e ao Governador romano Urbicus. Todos eles viveram entre 138 - 161 d.C.



Desta forma, podemos concluir que pela Tradição da Igreja Católica, foi introduzido a história sobre "uma mulher que enxugou o rosto de Cristo, durante a Via Crusis" nas suas liturgias no período da Páscoa, nas leituras das 14 Estações, cujo a história de Verônica é celebrada na sexta estação. As meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo. São elas:


  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a Sua Mãe
  5. Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus
  6. Estação: Verônica limpa a face de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez
  10. Estação: Jesus é despojado de Suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus é descido da cruz
  14. Estação: Jesus é sepultado


Para Nosso Entendimento





Ler a Bíblia Sagrada e conhecer o contexto histórico dos relatos bíblicos, é de suma importância para entender a raiz da nossa fé. Não podemos professar a fé em Cristo sem procurar saber onde e como foi relatado nas Escrituras. Isso não quer dizer que é necessário para a Salvação, de maneira alguma, mas como o apóstolo Paulo nos diz:

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" Colossensses 2.8

Não podemos pautar nossa fé nas tradições da Igreja e sim no fundamento que é Cristo Jesus. A mulher do fluxo de sangue existiu, está registrado nas Sagradas Escrituras, mas não é relatado o seu nome, nem qualquer feito que ela possa ter feito antes ou depois de Cristo. O Milagre foi verdadeiro, pela Palavra de Deus nós cremos, mas o fato do "rosto de cristo, não é registrado na Bíblia. Existem muitos estudos históricos sobre esse tema, mas todos documentados alguns anos e séculos depois da Ressurreição do Senhor, sem nenhum teor canônico. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana assume esse feito na Celebração da Páscoa, mas confirma que a atribuição não foi inspirada pelo Espírito de Deus, ou seja, não é canônica e sim Tradição da Igreja.

Que possamos procurar mais o entendimento da fé, para que nada deste mundo possa nos iludir com supertições e crendices de homens. O plano de Salvação foi dado por Deus antes da Criação do mundo e Jesus pagou com seu sangue a nossa dívida, desde do Éden. O Estudo da Palavra de Deus não é para a Salvação, mas uma forma de entender por quais meios estamos firmados na fé em Cristo Jesus. 

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." 1 Coríntios 3.11



Fica na Paz, Que Deus te abençoe!


Márcia Morais, Bacharel em Teologia e Especialização Judaísmo Messiânico com Ênfase no Antigo Testamento e Pós-Graduação em Psicologia Pastoral e Aconselhamento Cristão. Estudante de Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil.


fonte de pesquisa:

www.wikipedia.org
www.livrosapocrifosbis.blogspot.com
www.abiblia.org



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cinco Sentidos de Deus

Orvalho de Deus

Qual sua Essência?